sexta-feira, 22 de maio de 2009

Carta ao Miguel


Olá, Miguel!
Sobre o quereres vir para a Alemanha trabalhares, existe uns quantos assuntos que deves ter em atenção:
O ideal é arranjares aí o trabalho e depois vires para cá. Nesse caso tens tudo na mão. O que te aconselho é tratares de escrever BEM o teu CV, bem como a carta de apresentação. Aconselho mesmo a consultares um profissional. Tem em atenção que aqui terás mais hipóteses se a tua carta for de "um futuro líder". Nós tugas, crescemos a ouvir os outros dizerem que não valemos nada, pois também eles cresceram assim, a ouvir isso deles (Ah! E claro a ouvir dizer que ser-se "Chico-Esperto" é que é bom... Enfim... ). Devemos ser o povo com a auto-estima mais em baixo que eu conheço! A consulta a um profissional de recrutamento de mão-de-obra vai ajudar-te a definir o teu perfil profissional e a poupar-te muito tempo! Não na carteira a curto mas sim a longo prazo.
O importante é tu começares a "tornar-te visível" no resto do mundo. Procura sites de recrutamento e põe o teu CV on-line. Mas um CV BEM ESCRITO, SEM ERROS, DIRECTO, 2 PÁGINAS no máximo, e mais o que o profissional te disser :) Foi num destes sites que me encontraram!
Muito importante: o ideal era inscreveres-te nos sites do país para onde queres ir. De preferência na língua deles, claro. Se não, coloca mesmo na língua inglesa (aqui começa logo a dificuldade em conseguir perceber o que pretendem, se não souberes a língua. Mas é assim mesmo, o mercado de trabalho internacional. Mostra o que vales e mostra que consegues ultrapassar essa primeira dificuldade).

Se estás a pensar em fazer as malas e vir na mesma sem trabalho, pensa duas vezes! Por várias razões: a crise já chegou aqui, sim, e veio com força! Neste momento um colega meu engenheiro electrotécnico da minha empresa, passa os dias à espera que lhe arranjem projectos. Ele vai todos os dias para a empresa e passa o dia na net, à espera... Não está fácil. Muitas grandes empresas estão MESMO à rasca.
Porém também aprendi que as grandes empresas estão sempre à procura de pessoal, mas não de "carne para encher chouriço". Procuram pessoas especiais (como eu, como tu...) que mostrem algo diferente e bom, pois a crise veio para ficar e eles querem pessoas inovadoras, capazes de fazer frente a uma crise.

Não sei qual é a tua área profissional, mas o que sei é na área da eng. civil. Se a tua experiência é em direcção de obra, e não falas a língua, esquece... Tens de mentalizar-te de que aqui, para esse lugar, não te safas. Se for na área de projecto, já tens bastantes hipóteses, falando inglês, claro.

Ainda sobre o caso de estares a pensar em fazer as malas e vires sem nada: atenção à assistência médica! Se já trabalhaste, a partir do dia em que deixas o trabalho tens direito a 6 meses de "caixa", em qualquer país da UE. Depois dos 6 meses estás por tua conta. Ainda não estamos como nos EUA que te deixam à porta do hospital a morrer se não tiveres seguro, mas não será agradável no fim do tratamento receberes uma conta exorbitante para pagares.
E pensas tu: "Hiii... 6 meses são mais do que suficientes para arranjar emprego!". NÃO, PODE NÃO SER. Isso pensava eu... :) Tens vários entraves: língua (o mais importante de todos), experiência profissional (que pode ser completamente diferente do que se faz em Portugal), custo de vida, e estares sozinho numa terra em que preferem fechar-se em casa do que ir conviver e beber um copo às 21h!!!

Bom, para terminar: faz o Trabalho de Casa. Lê bastante sobre este tema, procura bem na net e não falhes às recomendações que os sites de recrutamento te dão.
E se for para vires para fora, é para vir com tudo! É fortíssima a concorrência e é preciso saber mostrar o que de melhor temos! A meu ver é tudo uma questão de auto-estima portuguesa... Ainda não confirmei com ninguém esta minha teoria :P Ah! E um pouco de sorte. Mas essa, já não controlamos :)

Muito boa sorte!

bjs

6 comentários:

  1. Este cv está muito moderno. Será bem aceite por todos?

    Ana, deixo mais umas dicas ao Miguel para completar as tuas (muito boas. Verifica no portal anabin.de se o teu curso é reconhecido na Alemanha. Há casos em que uma licenciatura em Portugal nao vale além-fronteiras. Manda traduzir os teus diplomas por alguém reconhecido, como no Consulado Português em Hamburgo ou outra pessoa que eles lá te indiquem. É muito importante que o teu futuro patrao possa entendê-los. E guarda uma quantia substancial para isso, já que a traducao é (muito bem) paga por página.
    Por agora, é tudo!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Miss G, muito obrigada pelas dicas que também me servem a mim, para uma situacao futura... Nunca se sabe! Aliás: sabe-se, sim! Hoje em dia há que ser flexível - todas as empresas pedem isso. E com a crise a querer instalar-se de vez, nao espero estabilidade a curto prazo...
    (isto é que vai aqui um "brainstorming" sobre "Como arranjar entrevistas em qualquer país?")

    ResponderEliminar
  3. Ah! A foto que coloquei é apenas um exemplo de CV que também eu nunca tinha visto. Nao quer dizer que seja um modelo a seguir! Apenas o coloquei para mostrar que para se candidatar a um trabalho há que mostrar-se creativo, "mente aberta". Se este CV se adequa? Talvez, depende de qual a empresa para onde concorres, de como te sentes em ver a tua vida profissional assim representada, etc... Escrever um CV é acima de tudo algo muito pessoal. Como no caso da carta de apresentacao.

    ResponderEliminar
  4. Pensei que fosse um exemplo que conhecesses de perto. Cá para mim funcionava para áreas mais artísticas ou até empresas mais arrojadas. No meu caso, fico pelo tradicional.
    brainstorming? talvez!!!

    ResponderEliminar
  5. Miúda! Consultoria personalizada??! Estarás a criar uma nova área de negócio?

    ResponderEliminar
  6. Tázinha:
    Ehe eh
    Faco-o de borla e com gosto! Mas esta área já existe. Nao ofereco nada de novo. Apenas comentários quase sem acentuacao porque o computador está a passar-se... Enfim!

    ResponderEliminar