domingo, 16 de agosto de 2009

Menos uma pergunta

Quando saí de Portugal, não tinha dúvida nenhuma que as perguntas que existiam na minha cabeça sobre o mundo em geral teriam, mais cedo ou mais tarde, respostas.
O que procurava (e ainda procuro) é perceber como é que Portugal tendo sido / sendo o país que é (com grandes potencialidades), está como está. A única resposta que obtinha sobre esta matéria era: "Ah, os políticos e tal... Sabes como é!" (detesto quando me impingem um só lado da questão...!!).

Pensei que a melhor maneira para perceber o que se passava em Portugal seria conhecer outros países, compará-los e tirar uma conclusão.

Mas não é que a conclusão está a demorar um pouco mais do que eu pensava a ser tirada? E que estou completamente baralhada? E que cada vez mais tenho a certeza de que esta Vida não me dará tempo suficiente para perceber sobre isto? E olhem que, segundo uma amiga minha que SABE ler "as mãos", vou morrer "velha e seca". Portanto, estou a contar em ficar por "cá" pelo menos uns 90 anos.

Mas tenho conseguido obter algumas respostas. Não sobre Portugal, especificamente, mas sobre muitas outras questões.

E como não sou nada egoísta e porque gosto de partilhar algumas das minhas conclusões, aqui fica a referência a um pequeno filme (deste modo, não tenho de maçar os leitores deste espaço com textos de metro e meio). São só 40 minutitos que valem bem a pena!:
http://www.thewave.tk/

Mais informações sobre o filme / livro aqui.

(Não gosto de generalizações. Há diversos povos/culturas por este mundo fora. E generalizar sobre cada um deles, não é o caminho. Há coisas que acontecem e em nada estão relacionadas com a palavra cultura de um país... Vamos lá a reflectir um bocadinho!)

2 comentários:

  1. Olá Ana,
    É curiosa essa tua reflexão porque eu penso nessa questão frequentemente.
    Pensei que estando no estrangeiro fosse mais fácil de concluir o porquê deste país à beira mar plantado não funcionar.Eu atribuo a culpa à mentalidade,mas talvez o problema seja bem mais denso.
    Quando puder vou ver o filme que falas,parece interessante essa questão da manipulação das massas(tem de ser com net a sério e não a portátil).
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana!
    Sim, é um "problema" denso.
    A maneira mais fácil de percebermos as coisas é atribuir-lhes uma razão (cultural, de mentalidades, falta de sol, sol a mais, etc.). E quando nos apercebemos de que afinal não é assim tão linear quanto isso, que não há Motivo, Razão específica de o ser, ficamos às aranhas...

    Não desesperes com a idade do filme. Não tem qualquer efeito especial como no Matrix, mas tem uma mensagem interessante. Vá lá... Aguenta-te até ao fim do filme!

    ResponderEliminar