domingo, 2 de agosto de 2009

"Mas é actriz?"


Mary é uma doçura de amiga. Colombiana e de temperamento muito parecido com o do português. Nascidas em lados opostos do Oceano desenvolvemos rapidamente uma relação de amizade. Não vos sei explicar, mas é mais fácil fazer amizades com latino-americanos do que com alguns europeus :) Já dizia a Mary: "Afinal, nós viemos de Espanha...".
É fotógrafa profissional e já fez várias campanhas publicitárias aquando da sua permanência em Bogotá (Colômbia) e Costa Rica. Trabalhou para as campanhas da MacDonalds, Marlboro, Coca-Cola, etc.. Um dia percebeu o que não queria na sua vida e decidiu terminar a sua relação com campanhas publicitárias de multinacionais como as que escrevi. Rumou a Espanha onde se sentia como em casa, diz. Mas o marido, alemão, não. Então, rumaram a Alemanha. Agora o marido encontra-se feliz e Mary, não :) (A vida é tramada!).

Quando era miúda, o meu pai fartava-se de nos tirar fotos, e eu lá me deixava fotografar... Mas quando cheguei à adolescência, fiquei simplesmente a odiar que me tirassem fotos. E essa fase durou até eu precisar de uma foto decente para colocar no meu CV, ou seja, há um ano e meio :). Eu já tinha uma foto tipo passe, tirada em Portugal. Mas quando mostrei ao pessoal daqui, até apanharam um susto! E disseram-me: "Hmm... Ana, se tu envias um CV aqui na Alemanha com essa foto, podes bem esquecer em conseguires um emprego!"
"Ok!", disse eu. "R., amanha vamos fazer uma sessão de fotos minhas lá em casa até conseguirmos uma decente". E assim foi. Passadas 2 horas a pousar de vários ângulos, de olhos fixos na câmara fotográfica, coleccionámos umas... 200 fotografias. Depois de uns retoques dado pela mana, finalmente consegui A foto decente.
Assim, aprendi que as poses e sorrisos se treinam e que até é possível tirar-se uma foto em que eu fico bem. Incrível!

Mary, neste momento não trabalha. Optou por ficar em casa a tomar conta dos miúdos, mas sempre que saímos, leva atrás de si, o seu "bebé": a sua máquina fotográfica. E numa dessas nossas saídas, lá insistiu para me tirar umas fotos. E eu, um pouco mais à vontade com a objectiva do que há uns dois anos atrás :), deixei-me levar pelo seu entusiasmo. Demais!... É demais ser-se fotografada por alguém profissional, pois passamos o tempo a ouvir: "Uau! Fantástica! Uau! Liiiinda! Um pouco mais de sorriso... Vira-te um pouco para a direita, e queixo para a frente. Uau! Maravilhosa!!!" :D O que eu me farto de rir e de me divertir! Ela tem mesmo jeito :)

Não é que esteja a pensar em me candidatar a outro emprego, mas é sempre bom ter algumas fotos "decentes" para colocar no meu CV. A que enviei da última vez foi a que resultou da sessão fotográfica cá em casa (que pelos vistos funcionou). E como a Mary continuava a aliciar-me com mais uma sessão fotográfica, decidi aceitar, mais uma vez, o desafio. E ontem lá fomos, ela com máquina e tripé e reflectores às costas (que eu também ajudei a acartar) e eu vestidinha que nem executiva!
O sítio foi escolhido por ela: uma zona com edifícios em estrutura metálica de fundo, perto da zona do porto, mesmo em cima de uma ponte pedonal. Estão a ver o pessoal a parar, para ver o que se passava? "Mas é actriz?" :D
Quem diria!? Eu que detestava que me tirassem fotografias, a deixar-me fotografar num ambiente completamente envolvido de gente a olhar para mim!
Nesta sessão, aprendi que as poses e os sorrisos se conseguem manter por alguns segundos e até minutos, bastando para isso, pensar em algo que nos faz feliz. E não foi difícil porque na verdade estava/estou feliz!

Não há que ter vergonha em se dizer que se está feliz. Estou. E digo-o sem problemas. Podia ser sempre melhor: podia estar junto da minha família, dos amigos que deixei em Portugal,... Mas, com o que tenho, agora, (mesmo vivendo nos nossos 47m2 de apartamento) somos felizes, sim.

p.s.: Mary é como a minha mãe que é enfermeira: "Levar uma vacina, Ana? Não custa nada! Anda cá! Vês? Já está!". Passados uns dias, pergunto: "Então mãe, ouvi dizer que fugiste do dentista quando ele te quis dar a anestesia...!!!??".

4 comentários:

  1. Entao e essas fotos tao fantasticas??
    onde estao elas???
    parabens pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. As fotos ficaram fantásticas, claro!... Outra coisa nao esperaria da Mary :)

    ResponderEliminar
  3. Tu sempre tiveste apetência para a pose... Só que durante uns tempos foi de braços abertos e tronco inclinado. Agora é vê-la de lado, sorriso indiferente e com perna ligeiramente flectida... :)

    ResponderEliminar
  4. Eh eh
    Agora já sei como é! Essa é a diferenca... Já me podiam era ter dado estas dicas mais cedo, tipo, quando tinha 12 anos. Há cada foto minha com essa idade... :S

    ResponderEliminar