domingo, 6 de dezembro de 2009

"E-mail à S."

Que ficou com a sensação de que não gostei do Dubai:

"Eu gostei muito de lá ir! O que escrevi sobre a diferença entre Dubai e Hamburgo, faz parte da recolha de "conclusões" da vida que tenho tentado retirar em todas as minhas experiências. Eu sou assim, tenho necessidade de escrever sobre as coisas em que penso. Não quer dizer que tenha sido a única conclusão que tenha tirado! Mas foi uma das mais importantes para mim, como ser humano! Não para mim, a Ana que emigrou para Hamburgo. Mas para a Ana, como pessoa.
Foi a porta de entrada para assuntos muito delicados como a existência de mão-de-obra escrava que sempre se soube que existia no Dubai, mas que nunca tinha visto com os meus olhos. Por vezes é preciso Ver / Sentir para se perceber do que falam / sentem os outros (aliás, mão-de-obra escrava existe no Dubai e até no nosso próprio país! Tive foi a oportunidade de a Ver no Dubai).
O texto que escrevi anda à volta de uma pergunta "Hamburgo ou Dubai?", sim. Mas é muito mais que uma pergunta de destino. Foi a minha maneira de pensar e de deitar cá para fora (em palavras) mais uma conclusão de como é o mundo - essa "coisa" tão grande e tão culturalmente diversa. E talvez mais um passo para eu entender "afinal, onde acabaremos nós por viver? Fora ou dentro de Portugal?" ;) "

Sem comentários:

Enviar um comentário