segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Carta ao Bernardo

Caro Bernardo,

obrigada pela visita ao blogue "ainda-vou-a-tempo".

Realmente "isto" não anda fácil para arranjar emprego, em qualquer que seja a área. Há muito que não actualizo o blogue decentemente, mas como deve ter percebido enveredei pelo caminho das energias renováveis. Não sei se foi boa aposta ou não, veremos qual será o resultado.

Nunca trabalhei aqui na Alemanha numa construtora nem em qualquer empresa de projectos de edifícios. Trabalhei sim, num projecto de investigação da área da construção, que nada tinha a ver com o que fazia em Portugal (direcção de obra).

O que poderei dizer a quem quer tentar a sorte lá fora?... Sinceramente não sei. Eu própria ando a tentar perceber quais os caminhos que devo percorrer. E não tenho tirado grandes conclusões, mas posso relatar "pequenos factos" que tenho visto por aqui. É um facto que, por aqui, em Hamburgo,

1. Arquitectos, físicos, engenheiros, técnicos especializados, informáticos, etc., alemães, estão desempregados (que dirão os estrangeiros?).

2. A oferta de trabalho, nesta altura, é grande. Setembro, Outubro e até Novembro, são bons meses para procurar emprego por aqui, porque as empresas procuram equipas para projectos que começam no início do ano.

3. A PROCURA é, porém, também enorme: arquitectos, físicos, engenheiros, técnicos especializados, informáticos, etc... Todos com formação superior :) Ou seja, ser-se licenciado é sempre uma vantagem, mas não somos os únicos... Longe disso!

4. Para além de pessoas com diplomas de ensino superior, encontra-se muita gente com formação extra profissional. Ou seja, o patamar de formação dos candidatos é tão elevado, que se torna muito competitivo o mercado de trabalho.

5. Mas, desengane-se quem pense que a experiência profissional especializada é muito melhor e a tábua de salvação: técnicos especializados, informáticos e até gestores de projecto com 10 e 15 anos de experiência, estão desempregados e à rasca para encontrar trabalho...

6. Alemanha continua a ser o "motor" da Europa, mas não tem qualquer problema em fazer "Offshoring".

7. A língua pode ser um entrave para um estrangeiro conseguir um emprego.

A realidade é dura. O único conselho que dou (quem sou eu para dar conselhos...?????) é procurares saber quem tu realmente és, procurares caminhos arrojados, diferentes, inteligentes, enfim, procurar ser melhor que todos os outros. Há de certeza um lugar para ti. E para mim ;) !

Não tenho qualquer contacto com empresas de construção de edifícios. Eu gostava de arranjar contactos a todos os que encontram o meu blogue, mas a verdade é que, como deves calcular, não está fácil... Nem para vocês nem para mim. Mas o importante é não desistir e como te disse, procurar ser... Diferente ;)

Ana

p.s.: aqui procuram exactamente a mesma coisa que em Portugal procuram há 20 anos: "recém-licenciado, com 5 anos de experiência, que domine 4 línguas" :D

2 comentários:

  1. Muito se pode dizer sobre o ir trabalhar "lá para fora" mas uma coisa é certa, quem é competente mais cedo ou mais tarde acabará por encontrar aquilo que procura.
    O el dorado na Europa chama-se Suiça... é um país com salários elevadíssimos (e como consequência os preços são super elevados) no entanto têm falta de todo o tipo de mão-de-obra. Os Suíços não são muito de trabalhar, e como tal conseguem arranjar posições "da treta" para eliminar o desemprego por completo. E com isso têm falta de pessoas que realmente fazem "o" trabalho. (é complicado mas é a realidade)
    A titulo de exemplo, na empresa onde trabalho estou num projecto onde existem 5 pessoas apenas para aferir a qualidade da...documentação. Resultando dai que existem mais pessoas a ver a qualidade do que propriamente a produzir os documentos. (para além das referidas 5 pessoas on-site existem ainda mais 2 em off-shore).

    Procura em todo o lado mas acima de tudo estuda as línguas dos países para onde vais, porque é ilusão pensar que toda a gente fala inglês. Isso é só em alguns países como a Holanda, e talvez alguns países nórdicos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, obrigada pelo comentário!

    Hoje tive uma entrevista de emprego, onde me fizeram a "pergunta da praxe": "o que veio uma portuguesa fazer aqui à Alemanha? Porque está cá?". A princípio saiu-me a "resposta da praxe": "para me desenvolver e crescer como profissional". E logo a seguir me escapou, o que eu considero a "verdadeira resposta": "Para conseguir entender, por que é que a Alemanha é o motor da Europa, e Portugal está como está."

    Há coisas que eu também não entendo e que vi na empresa onde trabalhei aqui na Alemanha. Exemplo: todas as 6as-feiras por volta do meio-dia já só se encontrava no escritório metade (!) dos trabalhadores. Para não falar daqueles que tinham ficado a trabalhar em casa porque, afinal, era 6a-feira!

    Mas tens razão, Anónimo, mais cedo ou mais tarde, se se trabalhar para isso, consegue-se um trabalho. E não é um trabalho qualquer, é exactamente aquele que se quer! Agora, é preciso trabalhar para isso.

    Outra dica: as crises vêm e vão E mesmo em tempos de crise as empresas precisam de trabalhadores. As empresas estão SEMPRE à procura de pessoal. Pessoal competente, claro está!

    ResponderEliminar