quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O primeiro trabalho


Como sabem, tomei a bicicleta como meu transporte. E que ideia maravilhosa! Obrigada, R. (L). Rápido, faço exercício físico, consigo conhecer a cidade como não conseguiria se andasse apenas de metro, e é divertido. Por estas bandas, andar de bicicleta torna-se bastante fácil pois para além de terem caminhos próَprios para se pedalar, temos prioridade em quase TUDO!!!! Quer dizer... teoricamente não, mas na prática é o que se verifica. Temos prioridade perante os carros e até sobre os peões (essa é que me mata! Eles param mesmo! E se continuam no nosso caminho, apitamos com a nossa campainha (o R. arranjou-me uma campainha para a bicicleta) e eles arredam-se! :D). Essas minhas pedaladas tem sido bastante divertidas: ontem estava eu a pedalar que nem tolinha, em cima do passeio (Ooops!), quando apareceram 2 (DOIS) degraus!!! (a descer...).Nem tive tempo de pensar! Parar?? Nem me lembrei disso! Não é que me atirei para aquele fantástico salto de 40 cm??? E consegui! Muito fixe! Qualquer dia estou a dropar! Eh eh
Chuva... Pois, quando chove é que é uma chatice... Principalmente numa cidade como Hamburgo: esquece o boletim meteorológico! Agora está sol, daqui a uma meia hora chove a potes. Mas o que vale é que essa chuva demora uns 10 a 20 minutos! Depois apenas cai uma chuvita que para nossa sorte nem chega a ser "chuva molha tolos"! Como costumam dizer por aqui: "Não gostas do tempo? Espera 10 minutos!".
Ontem foi... Sol de manhã e à tarde, chuva. Isto de se ir para qualquer sítio de bicicleta é muito giro mas implica trazê-la de volta para casa... Faça chuva ou faça sol! E lá tenho eu de ir!

Quanto a apartamentos, temos visto alguns. Por aqui funciona assim: marca-se uma visita ao apartamento que se pretende ver e quando damos por nَós... Estamos num grupo de 20 pessoas, todas a entupir as escadas do prédio, a tentar entrar no apartamento para o ver! E não basta ter dinheiro para pagar o apartamento, não! Primeiro nóَs escolhemos o apartamento que queremos ver e depois o Senhorio ESCOLHE-NOS a nَós! Giro... Mas pelos vistos não é apenas por terras Germânicas que isso acontece: parece que em Londres é bem pior!

Por Hamburgo parece que tudo acontece e nَós nem damos por ela! Esteve cá o paquete "Queen Mary II" e nem tirei um tempinho para o cheirar. Mas ao Campeonato de Triatlo do Mundo, vamos sim senhora! (Já se encontram assinaladas as ruas por onde passará o pelotão).

Alguns devem ter ouvido falar que arranjei um trabalho part-time, numa revista alemã chamada Der Feinschmecker (acho que é assim que se escreve). Bom, trabalho árduo!!!! Eh eh
Esta revista decidiu fazer um guia sobre Portugal: o que melhor tem Portugal em relação a restaurantes, vinhos e hotéis.
Para se fazer esse tal guia é suposto obter-se a informação necessária através de formulários, enviados aos diversos estabelecimentos portugueses, que os deveriam ter devolvido, preenchidos, em tempo ْútil... Bom... Tempo ْútil... O guia deveria sair em Novembro e acho que sَó em Outubro é que 50 % dos formulários se encontram devolvidos.
Esses formulários foram enviados via e-Mail ou fax. E é aqui que entra a "Dupla Portuguesa - A. e R.": pediram-nos para ajudar a M.H. (alemã mas que fala muito bem português) a telefonar para os tais estabelecimentos a PEDIR / IMPLORAR que tirassem 2 minutos para preencher o tal formulário. Pois sem esse formulário, a revista nunca teria informações suficientes para levar para a frente o tal guia. Ok, ok, não são 2 minutos a preencher porque as informações que se pedem tem que ser obtidas através de diversas pessoas.
A maioria das pessoas para quem telefonávamos pensavam sempre que se tratava de publicidade a pagar. E eu dizia: "Minha Senhora, é publicidade de BORLA!!!!". Outros pensavam que era uma revistita qualquer. E eu dizia: "A Der Feinschmecker é uma revista conceitoadíssima da Alemanha! Que está a trabalhar em parceria com a ViniPortugal. Já ouviu falar, claro!!???". E depois existem aquelas empresas que "Internet? Já tivemos, mas acabámos com isso... Sabem como é: tivemos algumas pragas e tiveram de acabar com isso!" eh eh
Claro que também existem as empresas das quais foi facílimo obter as informações necessárias.
AAH!! Não vos contei a melhor! E explicar ao pessoal da revista alemã que quase todas as empresas em Portugal fecham durante o mês de Agosto? E por isso é que tem sido complicado obter os formulários? Este pessoal alemão acha que nóَs, Portugueses, nos damos ao LUXO de tirar férias (2 semanas, 1 mês) em Agosto! Mas o pessoal da revista, ontem, com todo o trabalho que ainda falta fazer para realizar o guia, não puseram os pés no trabalho porque foram fazer um piquenique! E à 6a-feira, à tarde, são raros os que trabalham! Afinal o que é LUXO? (para mim luxo pode ser ter um trabalho onde se consiga cumprir o horário e estar numa esplanada às 3 da tarde, como eu vejo eles fazerem por aqui! Cada um sabe do Seu luxo!)
Mas foi giro! Sَó ainda lá trabalhei 6 horas!! Não pensem que percebo muito do que lá se passa. O R. é que tem dominado!

Obrigada pelos e-mails que temos recebido. Acreditem que sabem maravilhosamente bem!!

2 comentários:

  1. Gostava que andar em Portugal também fosse assim tão divertido e simples...
    Face à crise económica(já nem falando na ambiental que é muito mais grave) deveríamos optar por novas alternativas de meios de transporte...
    Esperemos que um dia assim seja...
    Ou então mudo de país(é o mais certo:)
    A crise já chegou a Hamburgo?

    Bj e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Ana, ainda há pouco estava a comentar com um amigo meu tuga que aqui, na Alemanha, onde a reciclagem faz realmente parte do sistema de recolha de lixo, conheço alguns alemães que NÃO reciclam... Não lhes apetece ou como diria uma grande amiga minha "fica mal aquela selecção de plásticos toda na cozinha"... :D É tudo uma questão de educação. Qualquer que seja o país...

    ResponderEliminar