quarta-feira, 10 de junho de 2009

Então, foi assim:


Ontem tive a minha primeira apresentação sobre o trabalho que estou a fazer.

Resumidamente, lidero a execução de um dos documentos do tal projecto europeu que já aqui vos falei. O meu documento (Task 1.4 "Communication strategies") é resumidamente sobre change management na área da construção civil europeia. Existem umas dezenas de tasks. Na minha estamos a tentar perceber quais serão os agentes da mudança que permitirão implementar um model based and collaborative work. Depois de percebermos quem serão os agentes estaremos em condições de definir as estratégias a implementar daqui a... Sei lá! Uns 20 anos (na Alemanha :P).

Ontem reunimo-nos (alguns do grupo de pesquisa) para delinear tarefas necessárias ainda a realizar para que o documento esteja em "versão final" até dia 19 deste mês.
Claro está, voltei a ir que nem executiva! Calcinha de vinco, blazer a condizer com camisa e sapatito raso. Mas desta vez de computador na mão!

Opá... o que dizer? Correu bem! Tendo em conta que eram 5 alemães e uma tuguinha... Que entre eles falaram durante toda a reunião em alemão (coisa que eu já esperava), que do sentido geral das ideias surgidas e comentadas percebi 80%, do vocabulário usado por eles 60 %... Não foi mesmo nada mau! O que interessa é que apanhei o que tenho de fazer no próximo passo.

Quando saí de Portugal sonhava. Gostava de vir a trabalhar numa empresa onde tenha de viajar muito. Gosto de viajar, sinto-me livre. E com malita do computador na mão, que nem uma executiva!

E ontem foi exactamente isso que aconteceu! A reunião foi na Hochtief, a maior construtora alemã. Seria impensável sequer, em Portugal, pensar que teria hipótese de entrar na Teixeira Duarte, Sá Machado, Edifer... (exemplos estes que como diria o "outro": Ana, não tem naaaaada a ver!) E aqui, entrei pelo edifício daquele gigante adentro, atravessei aquela entrada de portas envidraçadas, percorri aquele hall de entrada enorme e luminoso, subi um dos elevadores panorâmicos que me levaria à sala de reuniões, preparei o computador e os meus apontamentos e fiz a minha apresentação.

Ontem estava a caminho de casa, já de volta de uma viagem de 2 horas e meia (5 horas no total) de comboio rápido, e pensava: bolas... Então é isto... Estou de rastos! Espero que a próxima viagem seja daqui só a alguns meses!

Quando andava à procura de emprego em Portugal, fui até à maior construtora metalúrgica portuguesa entregar o CV. Lembro-me como se fosse ontem. Não passei da recepção. Mandaram-me preencher uma folha com os meus dados. Entreguei-a e ela voou pela mão da recepcionista para um monte de folhas-irmãs de outras centenas de candidatos. Não deixei CV. Disseram-me que me contactavam.

4 comentários:

  1. Se a maior construtora metalúrgica de Portugal começa por M e está escrita no teu texto, então mudaram um pouco os hábitos.. Lol

    ResponderEliminar
  2. Nuno, olha que do que eu tenho "ouvido falar", há hábitos que se mantém e vao assim permanecer por muuuuuito tempo. Há outros que sim, vao mudando. Mas esses, sao só para tapar os olhos do pessoal.
    Acabei de ir à página da empresa em causa, e realmente está um pouco diferente em relacao à última vez que acedi (para possibilidade em trabalhar em Berlim). Na altura era escandaloso, pois as perguntas que faziam eram do género: "quantos anos demoraste a tirar o curso", "qual a média", "como é o teu nível de conhecimento na área X? o Excelente - o Nenhum"; e por aí fora...
    estavam à procura "dos melhores", entendo. Mas há maneiras e maneiras.
    p.s.: conheco pessoal que lá trabalha e que está felicíssimo da vida. Há outros, que já se puseram na alheta ;)

    ResponderEliminar
  3. 2 vezes que mandei lá CV e 2 vezes que lá fui chamado.

    No resto tens razão, "queremos os melhores" etc e tal, mas no fim ficaram com um dos piores. Os outros todos recusaram... LOL

    Uma coisa que já me vacinei foi nas entrevistas parece sempre que nos estão a oferecer o euromilhões, que devíamos agradecer-lhes todos os dias por trabalhar com eles, se saímos estamos a desgraçar a nossa vida porque nunca mais vamos trabalhar em local tão bom... Quando digo "eles" são principalmente empresas grandes que usam o seu nome com muito marketing mesmo! Até estou desejoso para ter umas entrevistas em Portugal e me rir quando vierem com a "lavagem cerebral!".. Hehe

    ResponderEliminar
  4. LOL
    Lavagem cerebral levei eu aqui!:
    Meu patrão: -"Oh, Ana, já são 16h! Vai para casa..."
    Eu: -"Mas... Eu entrei às 10h, hoje. E no meu contrato diz que devo trabalhar 8 horas por dia..."
    Meu Patrão: -"Quatsch!" (trad.:treta!)

    p.s.: pelo que ouvi dizer, "me dei bem" nesta empresa ;) !

    ResponderEliminar