domingo, 24 de janeiro de 2010

É Domingo de manhã...


... e já me conseguiram irritar!

Para o pessoal que pensa que a palavra "corrupção" tem apenas uma morada: Portugal - vão dar banho ao cão, vão?
Leiam, informem-se, pensem por vocês! E muita atenção aos telhados de vidro...

Puf! É que já estava a ficar deprimida com todos os outros comentários!

Imagem daqui.

6 comentários:

  1. Claro que há corrupção em todo o lado e a Alemnha não será excepção.
    No entanto a corrupção em PT está de tal forma entranhada na sociedade que se torna indissociável desta. Grande e pequenos todos querem ganhar à custa dos outros. É por isso que o país não anda para a frente como deveria. Vai caminhando...

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião já andamos a "caminhar" há muito tempo... Aliás, já nem caminhamos. Arrastamo-nos... Sei disso. E claro que a Alemanha que tanto dinheiro tem dado a países como Portugal, à custa da UE, quer saber o que afinal fizemos com ele. Há que pedir contas, sim senhor! E os responsáveis deverao assumir a borrada que fizeram!

    Mas certos comentários simplesmente tiram-me do sério! Como se tudo soubessem sobre o que se passa em Portugal.
    Então quando oiço frases como esta, estereotipadas, sobre os portugueses: "Manhana, manhana..." É que se ao menos o dissessem assim: "Amanhã! Amanhã...!"

    ResponderEliminar
  3. Percebo-te. No fundo todos os esteriotipos são ridiculos e resultam mais da falta de conhecimento do que doutra coisa.
    É o mesmo que dizer que os americanos são estupidos ou que os espanhois dormem todos a siesta... Muitos pensam que Portugal e Espanha é tudo a mesma coisa :(

    Mas há que ver uma coisa, a Alemanha não deu nada a Portugal. A União Europeia é um negócio da mesma forma que o Plano Marshall foi um negócio muito rentável para os Estados Unidos.

    às vezes temos de ouvir e ignorar ;)

    ResponderEliminar
  4. Portugal está actualmente a pagar o preço de não ter feito as reformas contra-cíclicas quando devia. Quando estavamos em período de crescimento económico preferimos seguir políticas eleitoralistas de crescimento da despesa pública e de endividamente externo quando deveriamos ter feito o oposto.

    Os problemas crónicos de Portugal mantêm-se:

    (a) Educação - temos a taxa mais baixa de pessoas com formação superior no mercado de trabalho (12% no sector privado) contra cerca de 50% da Alemanha e os Portugueses ainda acham que vai muita gente para a faculdade. E depois querem os mesmos salários do que os alemães ou espanhois quando têm menos de metade das suas qualificações. Mais qualificações = mais produtividade. O empresário portugês ainda hoje tem um nível de qualificações inferior à dos seus parceiros comunitários onde mais de 70% da população activa tem no mínimo o ensino secundário.

    (b) Estado - o sector privado continua cronicamente dependente do Estado. Quem quer fazer negócios tem que ter cartão político e os negócios sao tão mais rentáveis quanto mais próximo se estiver do Estado com licenciamento industrial e outros oligopólios controlados. Um sector privado forte, independente e concorrencial é um factor de desenvolvimento económico.

    (c) Lobbys - o Estado permanece refém de lobbys. Na Justiça temos os juízes que mantêm privilégios medievalescos; na saúde, os médidos sabotaram o sistema público para ganharem dinheiro com o privado; nos professores, eles avaliam mas nao querem ser avaliados e mantêm relações promíscuas com colégios privados e centros de "explicações". No meu emprego sou avaliado diariamente e se não servir convidam-me a sair. Por que é que os professores, juízes e médicos haverão de ser diferentes?

    (d) Fuga ao fisco: já vivi no estrangeiro e o pais onde vi mais Porsches e Ferraris foi Portugal. De onde vem este dinheiro com um salário médio de €800?

    Resolvam estes quatro problemas e Portugal dá um salto!

    B.

    ResponderEliminar
  5. Bons pontos de vista, mas...

    (a) Educação, não sei se acredite nos números que as estatísticas apresentam. Não nos podemos esquecer que muitos licenciados (tenho amigos engenheiros nessa situação) estão a trabalhar em lojas em grandes superfícies sem se declararem como licenciados, pois sabem que se o fizerem não tem hipótese de arranjar um trabalho que lhes de pelo menos 600€ (quando o são..). E depois não acho que um país necessite apenas de pessoal com formação superior. A meu ver, deveria haver mais escolas profissionais para colmatar a falta de pessoal com formação tecnológica, para além da universitária ou técnica. Um país não se faz só de académicos.

    (b) e (c), infelizmente tenho de concordar :)

    (d) Hmm... em que cidades é que tens andado?
    A verdade é que é cada vez maior a disparidade entre os que muito e os que pouco têm. E os que muito têm (sim, também fugindo ao fisco), têm cada vez mais, podendo sim adquirir quantos Ferraris e Porches quiserem. A dita "classe média" está a desaparecer aos poucos, para mim essa também é uma justificação.

    Para mim ainda há um (e): a falta de estratégias a LONGO prazo para Portugal. Apenas projectamos e construímos a pensar nos próximos 10, 20 anos. E parece que não aprendemos nada! O dinheiro vai-se com projectos destes e claro, os que puderam, meteram ao bolso... Não há qualquer sentido de responsabilidade para com o que se faz e os que deviam responder pela situação tem as costas quentes.
    Caramba... É que todos nós sabemos as asneiradas que se fazem em Portugal e não conseguimos mudar a situação! É que podíamos ser tapaditos ou nem informação de jeito ter. Mas não. E eu (mais 80% da população em Portugal) não sei o que posso fazer. Hei-de acabar por me cansar e fazer o mesmo que os outros: "Deixa andar... Quem vier, que se desenrasque!"

    ResponderEliminar
  6. Relativamente à falta de estratégias de longo prazos elas não existem sequer. Vamos lançar um TGV e um novo aeroporto (supostamente as duas obras que irão levar o país para o novo século) que não passam de lobbies e de interesses nas construtoras. Vamos tentar ganhar a candidatura do mundial (junto com a Espanha) quando desprezámos a oportunidade de efectuar a Taça America em Portugal (que gera bem mais receitas que o Mundial).
    Temos duas auto-estradas a ligar Lx ao Porto e vamos construir mais uma... a unica estrégia é a servidão dos partidos e interesses instalados.

    Espanha com menos dinheiro da UE efectuou obras de fundo que tornaram Espanha no país que é hoje (à entrada para a CEE Espanha estava atrasada face a Portugal). A Irlanda tornou-se num caso de sucesso que contrasta bem com PT que estava ao mesmo nivel aquando da entrada na CEE.

    É triste mas Portugal é realmente um milagre. Não por fazer as coisas bem mas por fazer as coisas mal e ainda assim não estar pior.

    ResponderEliminar