sábado, 16 de janeiro de 2010

Carta ao João


Olá, João!

Bem, se sentes que precisas de mudar de vida, então força nisso! Se é isso mesmo que queres, terás de te concentrar nessa mudança: pesquisar, procurar, ler muito, estar atento ao que se passa ao teu redor/mundo.
Fico contente por saber que o meu testemunho no Mind this Gap não só entusiasma os leitores, jovens (a ti!!), que sentem que querem mudar de vida, mas que também dá forcas a muitos para prosseguir nessa direcção, até o concretizarem!

Esta conversa toda é para te dizer o seguinte: eu não te vou dizer quais são as empresas que estão à procura de pessoal, pois como deves saber, a "crise" está aí. Neste momento, por todo o mundo, as empresas estão a "dispensar" pessoal, incluindo as alemãs. A ideia de que existe emprego para gente qualificada estrangeira, continua a existir, MAS não é para "qualquer" um! O mercado de trabalho aqui é muito competitivo e também está saturado. Vê se entendes o que te quero dizer com "qualquer um". "Qalquer um" significa: "Ah! E tal eu gostava de ir trabalhar para fora. Há por aí alguém que saiba de algum emprego?!".
Tens de te mostrar "especial", "forte", "diferente". Se o fores não terás dificuldade em arranjar trabalho, por ti, aqui na Alemanha, na China ou até mesmo em Portugal. A crise está aí, mas o mundo continua a girar e a precisar de trabalhadores, e haverá sempre empregos, mas obviamente que as possibilidades de encontrá-los diminuíram.

Claro que se ouvisse dizer que alguma empresa estaria neste preciso momento à procura de "engenheiros civis portugueses", teria todo o gosto em to dizer. Mas como deves calcular, isso, eu não oiço.

Se leste o meu testemunho do Mind this Gap, deves também ter ido parar ao meu blogue, nomeadamente a este post onde tenho bastantes informações para jovens como tu que querem tentar uma vida profissional fora de Portugal.

Para outras informações, relacionadas com dinheiros e impostos, tens este:
http://rafaheiber.blogspot.com/2007/08/impostos-na-alemanha.html

Presta atenção:
(e sim, vais-me achar uma "bitch", mas como diriam as chatas mas experientes pessoas de idade, "um dia vais-me agradecer por eu te ter dado este chuto no traseiro...")
VAI À LUTA! Mostra o que existe dentro de ti, o que nós portugueses somos capazes a nível profissional (e te garanto que não ficamos atrás de ninguém), vence por ti e no fim respira e diz para ti mesmo: CONSEGUI!

Da minha parte, só te posso desejar TODA a sorte do mundo! E sim, estou disponível para responder a perguntas que te poderão surgir. Opá, mas não me venhas com perguntas (como eu já recebi) do género: "não me arranjas emprego na tua empresa?", "é verdade que o estado alemão financia estrangeiros para trabalhar aí?", "e quanto é que achas que irei pagar de impostos?", "e já agora podes fazer-me as contas de quanto é que eu precisarei para viver aí?", etc, etc, etc... (sinceramente, começo a ficar sem paciências para este tipo de textos). Para pessoal com uma certa "estrelinha dentro de si", eu sou a gaja mais porreira do mundo, e dou todo o meu apoio. E eu "consigo cheirá-los de longe!" Agora, pessoal melga, à espera que os outros batalhem por eles, na-na-ni-na-nao!! :)

Bjs

Ana

Imagem daqui.

3 comentários:

  1. Você está mesmo "hanseática"! Essa é uma resposta típica de Hamburgo (sim, eu passei aí algum tempo).A isso se chama "assimilação cultural". Mas, da minha experiência pessoal, quem quer sobreviver na Deutschland tem mesmo que ser assim!

    ResponderEliminar
  2. Querido Anónimo, este post em nada se relacciona com o estar "hanseática" ou nao! Aliás, tenho recebido várias respostas a este post, por parte de várias pessoas que estao a trabalhar em todos os cantos do mundo (New Castle, Noruega, Mocambique,Portugal...), e todos tem a mesma opiniao: quem quer vencer na vida tem de ir à luta. Nada tem a ver com uma cultura, apenas. Tem a ver com auto-estima, e essa qualquer que seja o país, onde se esteja e se queira vencer, tem de estar presente. A auto-estima que tenho comigo nao é hanseática, nem portuguesa, nem europeia. É minha. Chama-se a auto-estima da Ana. E cabe a cada um desenvolver a sua!
    (a ver se saimos da cepa torta!!!!)

    ResponderEliminar