domingo, 8 de março de 2009

De alma lavada


Hoje, só podia ser Mariza.

As 3 semanas que passei em Portugal foram simplesmente... Divinas! É tão bom "voltarmos a casa" e sentir os braços abertos de quem nos recebe, seja família, amigos ou apenas conhecidos. Claro que da família nem preciso de dizer o quanto me sinto feliz por saber que me apoia. Dos amigos, basta um sorriso deles para saber que continuo a fazer parte da vida deles. Dos conhecidos, um acenar faz-me sentir que continuo a pertencer à minha querida cidade de Coimbra.
Mas até os desconhecidos nos fazem sentir especial! Passeava eu pela ponte D. Inês e D. Pedro quando um grupo de turistas italianos, entregando-me uma das suas máquinas fotográficas, me pediu para que lhes tirasse uma foto. Imaginem só que sem me pedirem qualquer informação comecei a relatar a história de D. Inês e D. Pedro como se assim mo tivessem pedido! "Seria possível este grupo passear por cima daquela ponte, naquela cidade, desejando fotos com a Universidade de fundo, sem saberem a história de amor que abraça a minha cidade?" Claro que não :) ... E ainda me aplaudiram no fim! "Oberigado! Oberigado!" e eu "De nada! De nada!". Estas pessoas escolheram a nossa cidade para passar uns dias, descansar, conhecer, viver, conviver... E não havia eu também de lhes abrir os meus braços? Claro que durou o que durou, o meu tempo de antena. O que eles queriam era descobrir sozinhos a cidade, mergulhar nas suas ruas e terem a impressão que afinal, Coimbra visita-se em 2 dias... :) Mas a mim, este encontro, soube-me muito bem!
Por entre passeatas no Parque Verde com família e amigos, banhos de sol na Reserva Natural da Ria Formosa (Algarve) e no Pedrogão, passeios nocturnos ao sabor da maresia da Figueira da Foz, Festival Andanças, passeios turísticos por Oeiras, viagens e mais viagens de comboio e camioneta e carro do Pai Tó, idas a Discotecas "meio-falhadas", lanches na Vénus e cafés no Galeria e sumos de laranja no Quebra-Costas, conversas no Jardim Botânico... Por entre tudo isso e mais uns peixinhos na grelha, ameijoa-cão à Bolhão Pato, açorda de marisco, arrozinho de polvo, mousse de chocolate caseira mais o requeijão com doce de abóbora... Venho de alma lavada e mais uns 2 quilos neste corpinho de "Schöne Frau". Eh eh
Ah! E uns 10 quilos a mais de bagagem que amavelmente deixaram passar no Check-in. Para Portugal levei uma mochila comigo vazia pois sabia que queria trazer comigo várias iguarias: queijinhos da Serra da Estrela (um amanteigado e um curado); chouricinho; farinheira; morcela; bolos de figo comprados em pleno Algarve; bolos-pinhoadas (?) mas feitos com amendoins; uns 2 quilitos de conchas também do Algarve.
Consegui colocar tudo isto na minha mochila. Senti-a "pesadota" e pelo sim pelo não pedi à senhora do Check-in se podia pesar primeiro a mochila, não fosse o pessoal do aeroporto decidir implicar com o peso da minha mochila e lá ficavam com os meus queijinhos e chouriços. Pesei e confesso que não pensei. Inocentemente, pergunto: "Oito quilos na mochila? Mas não é só permitido levar 5 kg connosco?", ao que a senhora, muda, me lança os seus olhos bem arregalados e um sorriso bem estampado na cara como quem diz: "Esta é a minha boa acção do dia!". E a seguir veio a mala que ia no porão: "A sua mala tem 28 quilos. Tenha uma boa viagem!". Acreditam que ainda abri a boca para tentar dizer alguma coisa???? O que vale é que a senhora foi uma querida e nem me deixou sequer falar! Há cada emigrante mais palerma...

Até dia 24 de Setembro continuo a ter tempo livre para quem quiser fugir do quentinho de Portugal e vir para um quentinho menos agradável. Mas continua sol! E 20 graus não é assim tão mau quanto isso! Por isso, quem ainda quiser aproveitar os últimos cartuchos que Hamburgo tem para dar este ano, ainda vem a tempo! A partir de dia 24 é que já não terei tanto tempo para quem nos vier visitar, pois o meu curso começa às 8h e termina às 16h. Ai... Vai custar tanto nos meses de Novembro e Dezembro... Sair com aquele frio e aquela chuva... De noite. E voltar a casa de noite... :S Mas pelo menos a nossa casinha daqui é quentinha no Inverno! E sem aquecimento ligado :P !!!!!
No dia 26 de Setembro volto a Portugal para o casamento de uma amigaça mas infelizmente tenho de regressar logo no dia 28. O R. desta vez também vai e fica! Até dia 7 de Outubro podem e devem abusar da companhia do rapaz que vai cheio de saudades vossas. E saudades do sol e da comida... Bom, já sabem como é, né? Afinal, somos portugueses! Cada prato traz-nos uma lembrança de convívio com família ou amigos! Ou seja, no fundo nós não sentimos falta da comida, sentimos é falta de vocês! É que pensando bem, acho que já me sentei à mesa com todos vocês, numa ocasião qualquer! Não admira que tenha regressado com não sei quantos quilos a mais! Nem me atrevi a pesar, claro! Para quê, se as calcas falam por si??? :D

Sem comentários:

Enviar um comentário