terça-feira, 17 de março de 2009

Missao cumprida


O trabalho tem corrido bem. Mas não posso só falar disso, senão pensam que estou a "meter nojo"! Ainda estou à experiência, 6 meses. Mas a verdade é que já "decidi" :D Enquanto puder não saio desta empresa!!!! LOL
Aqui têm à disposição dos trabalhadores frutinha, pãozinho, queijinho e máquina de cafezinhos e cappuccinos... Bem, isto é que vai ser poupar nos almoços ;) E olhem que são poucos os alemães que vão almoçar ao restaurante. E agora percebo porquê!

Deram-me telemóvel com montes de funções mas que não posso usar para uso pessoal. Só posso usar para assuntos da empresa. Eu só pergunto: então para quê um telemóvel todo XPO? Tem Internet, GPS, máquina fotográfica e dá também para fazer vídeos e sei lá o quê mais. Mas só posso telefonar para cenas do trabalho :D Nada de coisas pessoais! Recebi também um computador portátil que tenho de acartar comigo para casa. A isso é que não achei piada nenhuma! Pareço uma mula de carga!

Ontem fui almoçar com um dos meus chefes e ele disse que tinha pesado muito na escolha deles por mim, o facto de eu ter saído de Portugal porque queria aprender coisas diferentes, nao me ter assustado com a língua e a ter aprendido, tudo isto em ano e meio... É tão bom ouvir palavras como estas de vez em quando, principalmente do patrão... É que parece sempre que podíamos ter feito mais, não é?

É um trabalho sem qualquer stress, pelo menos por enquanto! Nunca pensei que em algum lado do planeta se trabalhasse assim. Aliás, eu não estou propriamente a trabalhar, produzir. Estou a ler. E acho que vou ficar assim durante algum tempo: a ler para me integrar no projecto. Este conceito de me estarem a pagar para eu aprender... Acho que nunca me vou habituar. É muito estranha a sensação... Embora perceba que na prática se obtenha muito melhores resultados: a pessoa não é "lançada" à coisa, mas sim, preparada, para quando tiver de entrar em cena, não fazer má figura. Prevê-se que este projecto entre em prática a sério, só daqui a 10 anos. E já andam nisto há já uns anitos!
Era isto mesmo que eu procurava: uma grande empresa que me ensinasse a organizar a longo prazo. E que me ofereça cafezinho de borla!!!! Pena que não é delta... Não se pode ter tudo.

Das entidades que me ajudaram a percorrer o caminho para encontrar este trabalho (principalmente o Centro de Emprego) não tenho qualquer queixa! Aliás, foram sempre impecáveis comigo. E o facto de ser portuguesa abria sempre as portas, de quem me atendia, para mais uma simpatia. A questão é que eu cheguei lá e disse, com toda a sinceridade: "não consigo arranjar emprego, embora já tenha enviado centenas de CVs. Preciso da vossa ajuda e não dos vossos subsídios! Quero trabalhar!". O meu Consultor no Centro de Emprego sempre foi um pouco distante comigo, aliás normal por estas bandas. E o fantástico é que até ele, quando soube que eu tinha arranjado emprego, ficou surpreendido, pela rapidez. Tinha acabado de me arranjar uma reunião com mais uma escola para tirar mais um curso (sem eu pedir, acho que já se estava a preparar para me pagar mais um curso :D!), quando lhe telefonei a contar a novidade. Acho mesmo que ficou contente e só não gritou (como eu, quando assinei o contrato) porque raízes culturais não o permitiram!!! LOL Mas eu senti que ele estava contente. Afinal, tinha cumprido a sua missão: ajudar-me a integrar no mercado de trabalho.

2 comentários:

  1. Fico feliz pelo sucesso alcançado!!!

    Beijinhos e continuação de bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Nuno! No meu primeiro mês de trabalho nesta empresa custou-me a habituar que não era "controlada" (horários de entrada, saída, almoço). Dois meses depois, já não sei se é mesmo assim :)
    Mas que é uma empresa de "sonho", é. E que nunca em Portugal eu teria esta oportunidade, nunca.

    ResponderEliminar