domingo, 12 de julho de 2009

Festa no Bunker


Mais uma noite de sábado preenchida com festa. Mas desta vez, a festa foi num local... Diferente. Num bunker.

Com paredes de quase dois metros de espessura de betão armado, foi construído para fazer parte de um sistema de defesa anti-aéreo durante a Segunda Guerra Mundial (em triângulo, em cujos vértices estariam dois bunkers semelhante a este) sobre a cidade de Hamburgo. O betão com que foi construído foi desenvolvido durante essa época, um tipo de betão altamente resistente cuja "receita" nunca foi revelada a gerações vindouras...
A hipótese de o demolir, passou pela ideia de muitos, mas o custo dessa operação fez quase sempre desistir-se de tal projecto (*). E este, como muitos outros, acabou por ali permanecer até hoje.

Num dos bares nos seus espaços interiores possíveis para tal, realizou-se ontem uma festa latino-americana, com acesso ao terraço de onde se teve, sem sombra de dúvida, uma vista privilegiada sobre a cidade.

Para mim este bunker é como um fantasma que assombra uma das mais interessantes partes da cidade de Hamburgo (mas sem motins :) ), Sternschanze. Um fantasma tao grande que nem com os bares que lhe enfiaram dentro lhe conseguiram tirar esse estatuto. Podiam ter sido criados espaços interessantes ali mesmo, mas acho que ninguém teve coragem de o fazer: pegar no fantasma e devolvê-lo à cidade com nova cara, nova mensagem.

Existem vários bunkers pela cidade mas a maioria passa completamente despercebida (como o da estação central de comboios). Outros tornaram-se sítios especiais onde pessoas se reúnem para praticar escalada (por exemplo!) como aquele de que vos mostrei já neste blogue.

(*) E quem sabe se não será necessário no futuro...

p.s.: Mesmo tomando a decisão de os deitar a baixo, noutros bunkers em outras cidades, muitas vezes a operação falhou como na cidade de Berlim.

6 comentários:

  1. Fui uma vez a Sternschanze e nao gostei do ambiente... terei de lá voltar para confirmar...

    ResponderEliminar
  2. Volta, sim, Miss G! É preciso é deixar-se envolver pelo ambiente. Mas do que gosto mesmo é das festas de rua. A Noite, em si, já a achei melhor.

    ResponderEliminar
  3. Em Bratislava também fui a um bar localizado num antigo bunker, mas como era mesmo underground, só mesmo indo com alguém que conhece é que se encontra tal local!

    ResponderEliminar
  4. Si, nao sentiste que estavas a viver uma realidade "à parte"? É que nós nao temos bunkers em Pt. Nao sabemos o que é a guerra no nosso país.
    Hamburgo tem imensos bunkers, que sempre me passaram ao lado. Parece que no dia em que vi o programa na TV alema, a falar deles, que uma parte da magia desta cidade desapareceu. Hmm... A palavra "desapareceu" é demasiado forte. "Reorganizou-se".

    ResponderEliminar
  5. Talvez, mas achei o ambiente muito decadente. Vou pensar no caso!

    ResponderEliminar
  6. Sim, principalmente as casas de banho!!! Maezinha...!

    ResponderEliminar