quinta-feira, 2 de julho de 2009

O padeiro ofendido


Já fui e já voltei. E de cada vez que volto trago "qualquer coisita" na mala: queijito, chouricito, bolitos, enfim... Desta vez trouxe um Pão-da-avó e uma caixa de bolos da pastelaria da rua da minha mãe.

É sempre um corrupio de experiências e aprendizagens que levo de cá para lá e vice-versa. Desta vez, tentei introduzir na referida pastelaria a seguinte frase: "Fica assim!" :) Esta frase não é novidade nenhuma em restaurantes portugueses. Agora, em padarias em que a conta é de 3,70€ e o cliente quer pagar 4€, já não é assim tão vulgar. Sei bem que 30 cêntimos é dinheiro. Com 30 cêntimos compra-se um pão para tapar o buraco de uma tarde sem lanche ou 2 pastilhas Gorila (ainda existem, certo?). Podem servir para quando queremos dar o valor certo a pagar (facilitando os trocos ao senhor da caixa) ou para uma próxima vez, evitar trocar a nota que temos no porta-moedas.
Pois bem, parece que ainda estou a ver o senhor com cara de parvo a olhar para mim: "Mas o que é que esta gaja quer?".

Há coisas que realmente tenho de parar de "tentar introduzir" de uma cultura para a outra. É que a cara do senhor, se bem me lembro, foi mais de: "Mas oiça lá, acha que preciso da sua esmola?! Olha esta agora! Sim, 30 cêntimos são uma fartura! Fique lá com isso que eu tenho mais do que fazer! Anda aqui uma pessoa a trabalhar para no fim, ainda sermos ofendidos por esta gente..."
Foi assim que me senti: que tinha ofendido alguém :)

Confesso que no início da minha estadia aqui na Alemanha, custou-me esta história da gorjeta. Então quando se deixava o equivalente a 6 bicas em Portugal... Ficava fula! Mas entretanto o hábito introduziu-se no nosso dia-a-dia e até nem me sinto mal de todo (e não, não tenho nenhuma plantação de notas no quintal lá de casa). Obviamente que maus serviços existem aqui, em Portugal ou na China :D E para esses não há nada para ninguém!

p.s.: foto daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário