segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mas não fui a única!


Pois, isto de ir a Portugal e trazer a mala cheia de comidinha boa, não é só para os emigras :P

No avião de regresso vim à janela, como faço sempre questão de pedir ao pessoal do check-in. Ao meu lado, mãe e filha, alemãs. Traziam revistas para devorarem durante a viagem e uma delas era sobre Lisboa. Trazia mapa e tudo! Oiço a filha dizer: "Ja... Stimmt! Larrgo do Quiado!". Foi como se me tivessem enfiado uma agulha de fazer croché no ouvido... Não aguentei, virei-me e disse-lhe em alemão ;) que não se pronunciava assim, mas sim "Chiado". "Para a próxima vez, quando andar perdida pelas ruas de Lisboa, já sabe perguntar pelo sítio certo!". Riram-se e ainda me pediram para confirmar se o som ch de Baixa se pronunciava da mesma maneira.
Vinham deliciadas com a cidade, claro.

Depois aterrarmos em Hamburgo, a mãe alemã que se encontrava na cadeira do corredor, começa a tirar a sua bagagem de mão: casaco, saco de papel, saco de plástico branco com uma caixa de bolos branca do mesmo tamanho da minha... "Elá!!! Aquilo é meu!". Mas não disse nada, pensando que a senhora daria pelo erro. Passados uns 5 minutos, depois de ela confirmar para si mesma (mas a custo) que era a caixa dela, decidi acusar-me como dona da maravilhosa caixa. A senhora ficou tão aflita, mas tão aflita de vergonha que, naquela agitação, para se explicar do equívoco, decide mostrar-me o porquê da sua confusão. Saca então de dentro do seu saco de papel, uma caixa branca de bolos (metade do tamanho da minha :D O que a idade faz...), DOIS queijinhos Palhais, uma lata de sardinhas em lata e mais não vi porque entretanto a filha já lhe tinha dado 3 cotoveladas e dito 2 vezes: "Oh mãe, mas tens de mostrar isso tudo??".
Aquela cena, para mim foi, divina! É que eu já me estava a imaginar na situação da rapariga a tentar que a mãe não mostrasse o "super-mercado todo" que tinha trazido de Portugal. E a mãe a insistir em mostrar, claro!
Achei uma ternura! Uma fila de pessoas à espera que a senhora decidisse arrumar as compras e eu: "Mostre, mostre! E o que comprou mais? Palhais? Muito boa escolha!..."

Há gente que não tem capacidade de apreciar os momento bons da vida, pois a cena teve de terminar quando alguém na fila fez aquele ar de enjoo, tipo: "é para hoje?"

No fim, nem tive oportunidade de lhes explicar onde podem comprar tudo aquilo em Hamburgo. Ok, pelo dobro do preço... E sem o gostinho de o trazer num saco de papel como recuerdo.
Lá seguiram as duas, 50 metros à minha frente, indo a filha a chamar a atenção à mãe como se de uma miúda da escola mal comportada se tratasse. Fez-me mesmo lembrar qualquer coisa :D

Foto daqui.

2 comentários: