quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Devorando livros


Queria agradecer à S., mais uma vez, por me ter enviado livros portugueses, e ter despertado em mim novamente o gosto pela leitura. Já devorei os livros, claro! Adorei os dois! O "A Aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile", do escritor Gabriel García Márquez, foi mesmo um prazer lê-lo.
Tem sido um mês de cultura! Como não temos televisão acabamos por fazer coisas que em Portugal não era, para nós, costume. Exemplo: ler.
Quando dou por mim já estou na Internet há umas horas a ler sobre coisas da história portuguesa e de outros países. Acho que tento assim conseguir entender um pouco melhor o que significa ser portuguesa. E também conhecer melhor os países dos meus colegas de curso de alemão. São tantas culturas numa sala só...
É sempre uma paródia, a aula. Tudo corre tão harmoniosamente que até parece estranho! Nos países de alguns deles as coisas não estão muito tranquilas e pensar que alguns continuam mesmo em guerra... E eles (os meus colegas) estão cá, longe dos seus países: Tibete (será que foi tudo em vão?), Turquia (que entraram outra vez no norte do Iraque), Togo (nunca vi a minha colega a rir... acho que não sabe o que é :( ), Serra Leoa (palavras para quê?), Gana, Síria, Ucrânia, Cazaquistão.
No outro dia apareceu uma nova professora, a 6ª desde que começámos o curso. Aliás, nós nem deitámos fora os papéis com o nosso nome escrito, porque sabemos que a qualquer altura aparece um professor novo. Nesse dia lemos pela primeira vez um poema (até então só líamos os diálogos do livro) e ouvimos posteriormente em CD. Interessante, a aula, mas de um ritmo um pouco "lento de mais". Essa professora falou-nos que existe uma biblioteca com vários livros de várias países. Na esperança de encontrar alguns na língua de Camões, lá fui eu. Era a Biblioteca Central de Hamburgo. Grande! Mas saí pela mesma porta que entrei, desiludida... Os livros portugueses ocupam 5 prateleiras e são do mais velhinho que possam imaginar.
Na parte dos jornais encontrei o Público que li na integra. Parecia que tinha sede de informação. Estava habituada a ver televisão e assim saber rapidamente notícias do mundo. Agora a mesma informação tenho de obtê-la através da leitura. O que tem sido bom pois tenho tido tempo para o fazer, seja no metro, em casa ou na Internet. Acho que vou mesmo começar a encomendar alguns pela Internet. Algumas sugestões?

4 comentários:

  1. Olá:)

    Chamo-me Sandra, sou portuguesa e vivo em Almere (próximo de Amesterdão):)
    Eu também gosto muito de História:)
    Se quiseres passar no meu cantinho,pode ser que encontres alguma coisa que te interesse.
    Também gosto muito de viajar e fotografia:)
    Nós estamos cá há um ano.
    Sobre a nossa mudança, tens lá uma etiqueta onde podes ver a nossa história ("mudança").
    Muito boa sorte na tua aprendizagem do alemão:)eu vejo-me e desejo-me com o neerlandês...ui...ui
    Um beijinho e muitas felicidades:)

    ResponderEliminar
  2. Desculpa, aqui vai o link do blog:
    http://presepiocomvistaparaocanal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana:)
    Grata pela visita e comentário (também já agradeci e respondi no meu cantinho).
    Para te dizer que te anexei na minha lista:)
    Gostei muito de encontrar alguém que se interessa por estes temas, com curiosidade e desejo de aprender e fiquei muita entusiasmada com a Jerusalém do Norte (já vi que Hamburgo foi chamada dessa maneira);)
    Que sugeres que se visite em Hamburgo?

    ResponderEliminar
  4. Ola...sei q ja vou atrasada mas so agora dei com o teu blog. Nao sei se sabes mas na Thalia Buchhandlung na Europa Passage aqui em Hamburgo existe uma seccao com livros portugueses(tb actuais, e podes mandar vir tb) e a diferenca de preco em relacao a Pt e minima...Pode ser q nos encontremos um dia la...um abraco Sonia

    ResponderEliminar