sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O Outono


Desde há umas semanitas que tenho andado a receber uns "toques" para o telemóvel português... A princípio nem me passava pela cabeça atender, pois anunciando-se como "número desconhecido", não iria eu pagar roaming para atender um "desconhecido". E assim passaram-se os dias. Durante uma semana davam-me toques às 11 da manhã e nas semanas seguintes, na tentativa que eu atendesse, passaram a fazê-lo Às 23 h. Pontualmente! Na passada 6ª-feira, disse para o R.: é hoje que eu vou perguntar a este sujeito o que é que ele quer afinal! Quero lá saber do Roaming! Mistério resolvido em 1 minuto: era da TMN! Claro, devia-lhes fazer comichão o facto de eu nem uma sms enviar. Desligado o telefonema, recebo uma sms da TMN: "deverá carregar o seu telemóvel até dia 28". Bom, sendo por carregamento obrigatório, não teria mesmo outra coisa a fazer se quisesse continuar com o número português. Parece que ainda tinha uns 15 euros de saldo (coisa que resolvi com umas chamadinhas para Portugal) e resolvi anular o telemóvel português. Mas depois pensei melhor... E quando estiver em Portugal, como faço? Conclusão: carreguei com mais 5 euros para manter o número português. Podem continuar a mandar sms para o 96.

Lembram-se do meu colega Indonésio? Aquele que me apontou o indicador e me disse "you portuguese!!!! Went to my country and BUM BUM BUM!"
O Steven é realmente um rapaz amoroso. Embora me tenha dito aquilo, sabe perfeitamente que não tenho a culpa do passado. Apenas posso velar pelo futuro!
Mas o interessante ainda estava para vir: viemos a descobrir quase semanalmente (e acidentalmente) que existem palavras iguais, em Indonésio e em Português, que significam a mesma coisa :D
1. Cadeira - num passeio ao Platan und Blomen, dizia eu à Nerea (espanhola), no meu Portunhol, "estas CADEIRAS num jardim português não duravam 1 dia!". E vira-se o Steven: "CADEIRA???? That's our word!!!"
2. Natal - Numa aula sobre tradições alemãs e não só. Falei como se dizia em português, e lá ouço novamente a voz do Steven, admirado: "NATAL???? That's our word!!!!"
3. Bandeira
4. Dado - jogo dos Dados. Mas em Indonésio é mais básico: um DADO e dois DADO.
A partir de então, o rapaz já me disse que anda um pouco confuso pois, tendo sido a Indonésia ocupada pelos Holandeses por mais de 300 anos, como conseguiram as palavras portuguesas imperarem e as holandesas não?
Querem saber qual é o segundo nome no Steven...? ANTONIO (parece que ainda o oiço: "don´t you dare say that is a portuguese name...!")

Neste momento quase todos os parques e jardins de Hamburgo se encontram coloridos de vários tons: castanhos, verdes, amarelos e vermelhos. LINDO!!! É realmente sensacional um passeio por caminhos onde nos sentimos protegidos por um véu de cor amarela-dourada. Os ramos das árvores são majestosos e faz-nos querer ficar ali o resto do tempo. Mas depois o frio que nos entra pelas narinas e nos congela o cérebro faz-nos pensar duas vezes. E o melhor é mesmo continuar o passeio :D
Pelo menos a chuva tem-nos deixado em paz...

Isto de não ter televisão tem as suas vantagens, como já vos disse no último mail. Para além de ler agora mais do que nunca, temos posto em dia as nossas idas ao cinema: "vá ao cinema cá dentro". Maratonas de 3 filmes, é o nosso máximo. Temos ainda a trilogia de Matrix para ver e parece que vai ser hoje. Temos direito a pipocas e tudo!
O facto é que a Internet por estas bandas é bastante rápida pelo mesmo € que teríamos que pagar em Portugal. Por isso há que aproveitar ao máximo.
A história de não termos televisão, ainda não sabemos se se manterá ou não. Afinal, comprámos um móvel para a colocar, onde neste momento se encontram os computadores e um vaso com uma planta que a senhoria me deu. Vamos ver...! Não me apetece nada ter, novamente, de arrancar o comando da televisão ao R. por ele fazer Zapping 2 em 2 minutos!

4 comentários:

  1. Nós por aqui também fazemos algumas maratonas.É comum encontrar DVDs em promoção.E quando chove e gela lá fora, ficamos no quentinho, a aproveitar:)

    PS: diz ao teu colega que nós navegámos pelas bandas dele no século XVI.O Indico era nosso;)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Então agora já percebi porque é que eu também recebia chamadas anónimas no meu telemóvel português quando estava em Zurique!!!

    ResponderEliminar
  3. Se tens net podes ver televisão atrávés do computador (sem usar placa especial, apenas sites próprios).
    Relativamente à situação das palavras na Indonésia. Portugal ao contrário dos outros países "colonizadores" não invadia o país, simplesmente criava laços com as populações.
    Desta forma o portugues era uma lingua que era falava entre todos, ao contrário da maioria dos outros países que simplesmente ocupavam e segregavam a população nativa. No fundo Portugal e Espanha colonizaram o mundo com um ponto de vista de integração mútua (Portugal dava instruções para que os homens casassem com nativas tendo em vista a sua permanência nos territórios). Os restantes países limitaram-se a ocupar territórios destes dois países e a explorar o máximo, sem que essa integração acontecesse.
    O holandês apenas é falado na Africa do Sul (com o nome de Africander) porque existiu uma forte permanência holandesa com uma clara segregação que deu origem ao Aparhteid.
    No entanto em Portugal existiu uma diferença de tratamento entre colonizadores e colonizados, não é isso que está em causa.

    ResponderEliminar
  4. Por muito gira que a cidade seja, se não fizer sol e fizer frio, é difícil tirarem-me de casa!

    Quanto à nossa história de "colonizadores", já me andou durante algum tempo, "entalada", porque afinal, fala-se tanto da 2a GM e afinal, os portugueses não foram diferentes. Também invadimos, matámos, mutilámos, violámos, ...
    Foi preciso sair da redoma do nosso país para perceber as consequências da nossa história.
    Mas esses tempo de reflexão, para mim, já me passaram. Fizemos o que fizemos. As novas gerações não tem culpa.
    Como diria a minha professora alemã: "Sou alemã. Tive talvez azar de nascer alemã! A história foi horrível mas não posso estar sempre a carregar essa culpa".

    ResponderEliminar